Internet... Um universo de idéias e oportunidades...
A Internet surgiu para o público comum a partir da década de 90. Desde seu surgimento centenas de milhares de idéias foram desenvolvidas e marcaram a evolução deste meio de comunição cada vez mais integrado ao cotidiano. Poderíamos citar diversos "produtos e serviços" fantásticos passando pelos sites de busca (Google e Yahoo), e-mail, IM (ICQ e MSN) e sites de comunidade/comunicação (Orkut, Facebook, Youtube e blogs).Apenas para mencionar 3 idéias que parecem banais, mas que se tornaram geniais casos de sucesso graças a internet nos últimos anos.
Caso #1: The Million Dollar Page
Em 2005 um estudante inglês, Alex Tew, teve uma idéia para conseguir dinheiro para pagar a faculdade. A idéia era simples: vender espaço do seu site para anúncios de empresas.
Como ele fez isso? Montou uma página na internet com uma grade 1 milhão de "blocos de pixels" (na realidade blocos de 100 pixels) e decidiu vender cada bloco por 1 dolár. Resultado, em pouco menos de 6 meses o site vendeu todos os blocos existentes para diversas marcas mundiais, fechando o último bloco através de um leilão no ebay. Ao todo Alex Tew arrecadou nada menos que 1,037 milhões de dólares!
A página continua ativa até hoje, sendo ainda uma das mais acessadas e populares da internet. A idéia ainda estimulou diversas iniciativas de marketing eletrônico e venda de espaço virtual.
Caso #2: One Red Papperclip
Também em 2005 um canadense levou as últimas consequências o comércio através de trocas. O conceito é simples e verdadeiro: o que é melhor, mais valioso e útil para um não é necessariamente verdadeiro para outro.
Pensando assim, Kyle MacDonald decidiu começar por um simples clipes vermelho de papel e anunciou pelo seu blog que estaria disposto a realizar uma troca. Troca após troca, passando por caneta e maçaneta de porta, chegando em contrato com uma gravadora de audio e uma participação em um filme, Kyle conseguiu após 14 trocas e um pouco menos de 1 ano, trocar o participação em um filme por uma casa de 2 andares em Kipling (Canadá).
A série de trocas recebeu cobertura de TV e foi mencionada no livro Guiness como a "troca pela internet mais bem sucedida"!
Caso #3: Where The Hell Is Matt?
O americano Matt Harding, designer de jogos, trabalhava em uma companhia em Brisbane (Austrália). Cansado da demanda de seu chefe (desenvolver um jogo sobre um massacre da humanidade) Matt abandonou o trabalho e decidiu viajar com alguns amigos.
Para marcar a passagem em cada lugar, seus amigos sugeriram que Matt filmasse sua "dancinha" em diversos lugares durante a viagem. Para manter sua família e demais amigos atualizados de sua viagem, Matt criou um site no qual públicou histórias e seus vídeos que com o passar do tempo tornaram-se populares pela net. Em 2006, já semi-famoso pelos seus vídeos, Matt acertou um patrocínio da marca Stride (chicletes) para fazer um novo vídeo em um nova série de viagens.
Matt percorreu 42 países em 14 meses, nos quais teve a participação de pessoas locais (devido a popularidade que já possuía e divulgação de sites), além é claro da ajuda de patrocinador. Hoje, Matt dá palestras falando sobre suas viagens pelo mundo, as culturas e pessoas que conheceu e ainda fazendo ponta em comerciais como da VISA. Mais que uma história de sucesso é alguém que conseguiu ter uma experiência de vida única e tudo por causa de uma idéia e sua "dança coisinha de jesus"!
Vejam o último vídeo de Matt e ouçam a música!
0 comentários:
Postar um comentário